Pular para o conteúdo principal

1ª Etapa da Precificação

Como vimos no post anterior, várias são as etapas que constituem o processo de precificar um produto e o primeiro que vamos esmiuçar aqui será o da matéria-prima.

Matéria-prima


Segundo uma fonte de pesquisa virtual, "matéria-prima é um produto natural ou semimanufaturado (bem intermediário) que deve ser submetido a um processo produtivo até tornar-se um produto acabado." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria-prima)

A partir desta definição, vamos esclarecer uma coisa importante: a matéria-prima é o material central do seu trabalho, é o principal, a base. Os demais materiais, são chamados de insumos, embora insumo também possa ser atribuído na indústria a todo o restante utilizado para se confeccionar um produto, incluindo equipamentos, ferramentas, mão de obra, etc.
Vamos deixar a mão de obra a parte, pois foi um assunto que já dediquei dois posts sobre o cálculo da sua hora de trabalho e vamos focar na matéria-prima e demais insumos utilizados na produção.

Vou exemplificar o que falei com um exemplar do meu trabalho:

Caderno de assinaturas Casamento

Neste lindo caderno, o EVA é o material principal em sua confecção, então ele é a matéria-prima, os demais materiais utilizados são os insumos.
Que materiais eu gastei para fazer este caderno, além da matéria-prima?

  • Fita de cetim nº5;
  • fita de cetim nº1;
  • botão decorativo de coração;
  • meia pérola;
  • passa-fita;
  • strass;
  • cordão de flores peroladas;
  • tinta relevo(dentro do caderno)
  • cola glíter;
  • perfurador de papel/ eva;
  • máquina de cortar eva;
  • refil de cola quente;
  • pistola de cola quente;
  • pincel;
  • cola instantânea;
  • argolas dourados (alianças);
  • tesoura;
  • palito de churrasco;
  • copo descartável;
  • energia elétrica
  • água;
  • internet.
Pode parecer estranho estes 3 últimos itens aparecerem na lista de insumos, porém, sem eles, eu não poderia ter concluído o meu produto, tendo em vista que:
  1. Sem a energia elétrica, não conseguiria aquecer o refil de cola, ligar a máquina de corte, ligar o computador, onde fiz algumas pesquisas referentes o produto e, se fosse trabalhar durante a noite, também não poderia fazê-lo sem acender a luz;
  2. A água foi necessária para a diluição da cola glíter e a lavagem do pincel utilizado;
  3. A internet foi utilizada para eu aperfeiçoar a confecção das rosinhas de fita (não estou contando o contato com cliente, somente a produção do produto!)
Dica: Além de anotar os materiais que gastou, também é importante, saber as medidas, quantidades, o tempo que usou a energia elétrica para fazer aquela peça, mas também não adianta você anotar tudo direitinho, se não souber quanto custa cada coisa. Guarde suas notas fiscais, notinhas, saiba quanto custa a luz, a água, a internet, enfim, se habitue a anotar e a calcular...

No próximo post, vamos aprender a calcular o valor gasto em uma peça com matéria-prima e insumos.

Continuem acompanhando, postem suas dúvidas para que eu possa ir tirando-as ao longo dos posts ou fazer um post só com as dúvidas de vocês. Ok!

Um abraço pessoal,

Aline Carpazano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos florir nossos trabalhos? MOLDES!!!

Olá, pessoal! Passando rapidinho para deixar alguns moldes à mão. Flores, flores e mais flores é o que temos para hoje! Alegria!!! Gostaram? Querem mais moldes? Quais moldes vocês mais utilizam e gostariam de ver aqui? Bjoks!!!

Moldes BORBOLETAS!!!

Olá, pessoal! Todo mundo gosta de borboletas, né! Então, aqui estão vários moldes para podermos trabalhar bastante... Vamos de feltro, EVA ou tecido? Pode ser no que quiser! Qual é a sua técnica? Ah, conta pra mim? E, então, vamos fazer? De qual material será?

Lembrancinhas para o Dia das Crianças!

O Dia das Crianças está chegando e você (professor, catequista...) pensa em agradar seus alunos com uma pequena lembrança, mas ainda não sabe o que fazer... Ah, isso me lembra meus tempos de professora do 1º segmento do Ensino Fundamental rsrs Eu sempre gostei de artes manuais e me lembro de um ano em que fiz bloquinhos para meus alunos e ficaram bem legais. Eu quis que cada bloquinho ficasse personalizado e tentei colocar as características dos meus aluno neles! Eu me lembro de como eles ficaram felizes e eu também!!! Pena que não tenho as fotos por aqui para mostrar, mas se eu as recuperar um dia (do hd do meu antigo PC), postarei aqui para vocês verem. Mas quis fazer este post para colocar algumas sugestões fáceis e bonitinhas para quem ainda não se organizou! Vamos lá? Ursinhos com copinhos cheios de balas vão agradar a criançada!  Fácil de fazer e linda demais a decoração desses pirulitos! Ponteiras para lápis lindinhas e o lápis é um presente útil! Espero